Pular para o conteúdo principal

No Mundo do Baião

ESPETÁCULO "NO MUNDO DO BAIÃO" - 2015


No Mundo do Baião

Humberto Teixeira é, sem dúvida, o principal parceiro musical de Luiz Gonzaga. Juntos foram responsáveis pela criação de um dos mais importantes gêneros da música popular urbana do Brasil, o Baião, em 1946, a partir do lançamento da música homônima, pelo grupo “Os Quatro Ases e Um Coringa”. Teixeira nasceu em 5 de janeiro de 1915, na cidade de Iguatu, localizada na região Centro-Sul do estado do Ceará. Apesar da sua importância para a carreira musical de Luiz Gonzaga, a partir da criação do Baião, Humberto Teixeira acabou sendo ofuscado pelo sanfoneiro. Por este motivo, muitos não o conhecem e nem sabem que é do estado do Ceará.
As músicas de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga foram responsáveis por uma nova formatação do nordeste do Brasil, a partir da década de 1940. Com suas músicas faziam política com o apoio do então presidente Getúlio Vargas, como forma de mostrar o Nordeste para o resto do Brasil e buscavam auxílio para as causas da região, embora não fosse o propósito principal da obra. O baião, em si, é o nordeste! Os vaqueiros, o couro, os pássaros, o gado, o caboclo do sertão, o artesanato, a seca, a menina dos olhos verdes, entre outras coisas.
Humberto Teixeira é uma das grandes personalidades do Ceará no Brasil. Suas composições desenharam no imaginário do brasileiro e, principalmente, do nordestino, a possibilidade das diversas vidas que se vive na região mais sofrida pela falta d´água que traz a seca e a morte, mas que ao mesmo tempo transforma o homem e a mulher do nordeste em fortes, que lutam e não perdem a fé na esperança da chegada da chuva. O compositor já foi homenageado com seu nome em uma Rodovia do Ceará; um edifício do Banco do Nordeste, em Iguatu (sua cidade Natal); com um DVD (homenagem de sua filha); coletâneas de discos; selo, entre outras coisas. Para celebrar o seu centenário o Grupo Vocal Retalhos e Fuxicos lhe fará uma homenagem em forma de espetáculo musical.
“No Mundo do Baião” é também uma homenagem ao Programa de Rádio homônimo, produzido por Humberto Teixeira e Zedantas, na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, na década de 1950. É um espetáculo que resgata a figura de Humberto Teixeira para a música popular urbana brasileira; reforça a sua importância para o nordeste e, principalmente, para o Ceará. É também uma forma de homenagear os nordestinos, por meio da música, trazendo para o palco muito da identidade cultural do cariri, por meio da sonoridade, das vestimentas, da poesia e da dança. É um espetáculo para todas as idades, de relevância para o cearense, já que tem o intuito de valorizar a cultura e a arte regional, como fator de reconhecimento dos valores identitários do Cariri, importantes para a formação humana de qualquer sociedade.
É um projeto idealizado e realizado por músicos e produtores do Cariri (de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Aurora). “No Mundo do Baião” permitirá ao público o acesso a um produto cultural e artístico de alta qualidade, que resgatará a memória do Cariri, a partir da valorização do patrimônio imaterial da região.

Repertório

1. ASA BRANCA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
2. JUAZEIRO - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
3. QUI NEM JILÓ - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
4. NO MEU PÉ-DE-SERRA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
5. BAIÃO - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
6. RESPEITA JANUÁRIO - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
7. LÉGUA TIRANA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
8. MANGARATIBA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
9. SERIDÓ - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
10. ASSUM PRETO - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
11. XANDUZINHA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
12. ESTRADA DE CANINDÉ - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
13. PARAÍBA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
14. KALU - Humberto Teixeira.
15. ADEUS, MARIA FULÔ - Humberto Teixeira e Suvica.
16. BAIÃO DE DOIS - Humberto Teixeira.
17. DONO DOS TEUS OLHOS - Humberto Teixeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Integrantes 2017

Ane Souza Bárbara Gomes Daniel Dutra Elvis Nazário Luka Jorge Priscila Fragoso Rodolfo Rodrigues Sidália Maria Direção Musical - Márcio Mattos. Direção Teatral - Cleiviane Paiva.

Espetáculo "Numa Sala de Reboco" no SESC CRATO - Crato/CE

Retalhos & Fuxicos

Retalhos & Fuxicos O Grupo Vocal e Instrumental Retalhos & Fuxicos foi criado em 2012, pelos tutores e bolsistas do Grupo PET MÚSICA UFC CARIRI, por ocasião do espetáculo "Numa Sala de Reboco", em alusão ao centenário de Luiz Gonzaga. Por se tratar de um grupo universitário, integrado por professores e estudantes, a formação do grupo se altera de tempos em tempos. Tem sido assim desde a sua criação. A partir da saída de alguns, outros convidados passam a integrar o grupo, que mantém suas atividades sob a Direção Musical de Márcio Mattos e é mantido pela Universidade Federal do Cariri/UFCA, através da Pró-reitoria de Cultura. O Retalhos & Fuxicos já se apresentou em teatros, auditórios, praças, escolas, universidades entre outros lugares. O grupo fez apresentações em Madri e Cáceres / Espanha, Juazeiro do Norte/CE, Crato/CE, Barbalha/CE, Abaiara/CE, Aurora/CE, Exu/PE, Fortaleza/CE e diversos outros lugares. Atualmente, o Retalhos & Fuxicos , com uma nova form